B. Wiese: Amar la música

¿Cuál es la primera experiencia que recuerdas con la música? 
Lembro-me perfeitamente dos instrumentos que tinhamos na casa dos meus pais. Acordeon, cavaquinho e violão. Lembro, também, dos encontros que meus pais promoviam. Amigos deles que iam lá em casa tocar. Tudo muito bonito.


¿En que momento decidiste que querías ser músico?
Desde essa époda, tinha meus 5 anos, sempre fiquei encantado com a música.

Lembro que uma vez, no Natal, ao invés de pedir brinquedos pedi uma harpa manual, aquelas que tocamos com uma folha por debaixo das cordas, coisa muito simples, mas que me encantava.

Isso é difícil de responder, mas lembro, também, de minha mãe que estava todo o tempo cantando. Isso ficou na minha memória.

Sempre estive ligado à musica, acho que ela me convidou,................, sei lá...................não consigo viver sem isso. De repente me vi músico profissional e não me arrependo disso.

¿Qué personalidad musical crees que te influyó más en tus comienzos?
Meus pais, depois o primeiro professor (Sr. Genésio, barbeiro da cidade).

¿Cuáles son tus músicos favoritos?
São incontáveis................, todos que compuseram e compoem...................

Bach, Vivaldi, Villa-Lobos, Joaquin Rodrigo, Beethoven etc

¿En qué repertorio te sientes más a gusto en la actualidad?
Desde que a composição seja boa não faço distinção.................toco compositores renascentistas, barrocos, clássicos, romanticos e atuais.................basta a música ser boa.

Cuéntanos, por favor, alguna experiencia o anécdota que te venga a la memoria que tenga que ver con tu experiencia profesional.
São tantas que prefiro não mencionar.

¿Qué opinas de la situación actual de los músicos? 
Existem músicos que são muito bem remunerados e outros (do mesmo nível dos bem remunerados) que recebem pouco, apesar dos seus valores. É uma questão complicada para falar a verdade............................

¿Qué consejo o recomendaciones darías a los que empiezan ahora a estudiar tu instrumento?
Que tenham isso, para os querem ser profissionais, como algo fundamental, isto é, estudar com afinco todos os dias.............. não somente o instrumento, mas, sim, harmonia, análise formal, contraponto etc

¿Quieres añadir algo más sobre tu relación con la música?
Simplesmente, eu a amo!

La brújula del canto

de la creatividad al piano